O celular é o dispositivo de acesso à Internet para 97% da população entre 9 e 17 anos no Brasil. E, para 20% desse público, é o único meio de conexão à rede (dentre celular, TV, computador e console de videogame). A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, realizada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), apontou que 95% dessa faixa etária é usuária de Internet, representando 25 milhões de pessoas.

No entanto, a pesquisa constatou que a idade de acesso à Internet vem diminuindo a cada edição e, atualmente, 25% dos entrevistados relataram ter iniciado na rede ainda na primeira infância, ou seja, até os 6 anos. Em 2015, este percentual estava em 11% e, no ano passado, tinha subido para 22%.

Perfil em plataformas digitais

88% do público de 9 a 17 anos diz ter conta no YouTube. Vale dizer que esta foi a primeira vez que a TIC Kids coletou dados sobre o YouTube. Em seguida, estão WhatsApp (78%), Instagram (66%), TikTok (63%) e o Facebook (41%). As crianças e adolescentes também usam, em menor escala, o X (ex-Twitter), com 13%, e o Snapchat, com 9%.

Porém, a rede mais usada pelas crianças e adolescentes é o Instagram (36%). Em seguida está o YouTube com 29% da preferência. Não muito atrás, em terceiro, está o TikTok (27%) e, na lanterna, o Facebook (2%). O número de usuários de Instagram aumenta consideravelmente entre aquelas pessoas de 15 a 17 anos (62%). E, entre 9 e 10 anos, e de 11 a 12 anos, a plataforma mais usada é o YouTube, com 42% e 44%, respectivamente.

Habilidades digitais

A TIC Kids Online Brasil também procurou saber sobre a percepção de crianças e adolescentes sobre habilidades digitais que eles acreditam possuir. Neste caso, 76% dos respondentes entre crianças de 11 a 17 anos disseram ser “verdade” ou “muito verdade” que sabiam escolher quais palavras usar para encontrar algo na Internet. Já 58% desses entrevistados disseram saber verificar se uma informação encontrada na rede estava correta.

Sobre o uso da Internet, metade dos entrevistados entre 11 e 17 anos concordam que a primeira publicação que se vê numa rede social é a última que foi postada por um de seus contatos. 47% concordam que todos encontram as mesmas informações quando pesquisam na Internet. E 40% concordam que o primeiro resultado de uma  pesquisa na Internet é sempre a melhor fonte de informação.

Entre as habilidades criativas em crianças de 11 a 17 anos, 64% reportaram saber postar vídeos ou músicas de autoria própria na Internet. E 53% disseram saber editar fotos ou vídeos que outras pessoas postaram na Internet.

Com relação às habilidades operacionais o estudo TIC Kids viu que 96% das crianças entre 11 e 17 anos disseram saber baixar ou instalar aplicativos. E 93% sabem se conectar à rede Wi-Fi.

Já entre as habilidades sociais, as crianças dessa faixa etária sabem excluir pessoas da lista de contatos ou amigos (91%), quais informações deve ou não compartilhar na Internet (83%) e 81% reconhecem quando alguém está sofrendo bullying.

Metodologia

A coleta de dados da TIC Kids Online Brasil 2023 foi realizada entre março e julho de 2023 e tem uma amostra de 2.704 crianças e adolescentes e 2.704 pais ou responsáveis.