A ID Estudantil (Android, iOS), carteira digital do estudante emitida pelo Ministério da Educação em forma de aplicativo, começa a ser emitida nesta segunda-feira, 25. Assim como as carteirinhas de estudantes feitas pela UNE e Ubes, ela dá o direito ao benefício de meia-entrada em eventos culturais, como em shows, peças de teatro, cinema. A diferença é que a ID Estudantil é emitida gratuitamente. O aplicativo ainda não se encontra disponível nas lojas, mas, segundo o Serpro, desenvolvedor da solução, isso deverá acontecer em poucos dias.

Para receber o benefício, o estudante deve estar matriculado numa escola, com seus dados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional de estudantes do MEC, e baixar o aplicativo.

Para entrar com os dados no SEB, a escola deve enviar CPF, data de nascimento, nome do curso, número de matrícula e o ano e semestre de ingresso do estudante para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os alunos podem conferir se a sua instituição de ensino repassou os dados ao sistema aqui.

Para usar a carteirinha, o aluno deve mostrar na bilheteria o QR Code do app, que se encontra abaixo da fotografia do usuário.

Para que menores de idade possam usar a carteirinha, o responsável legal deve baixar o app e permitir que o jovem tenha acesso a ele. Ao autorizar o uso, o aluno poderá fazer o download da ID Estudantil.

Os estudantes com mais de 18 anos devem tirar uma foto do rosto e da carteira de motorista ou de identidade para que o sistema faça a comparação das imagens. A ideia é que o processo evite fraudes.

Além desse sistema, empresários organizadores de eventos podem usar o aplicativo ID Validador (Android, iOS) para verificar as carteirinhas de estudantes. Futuramente, as carteirinhas emitidas pela UNE e pela Ubes também passarão por esse processo de validação.