A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 26, a iniciativa DVLUP, um programa de incentivo para guiar desenvolvedores desde a concepção da ideia até um aplicativo de sucesso. O programa, que está presente em 47 países, estimula o desenvolvimento por meio de "gameficação", ou seja, com metas e recompensas como uma competição. Os apps submetidos são para diferentes sistemas operacionais compatíveis com as famílias Asha, Lumia e X (com a versão modificada do Android).

O aspecto de gameficação acontece com o acúmulo de pontos, chamados de XP (experience points). Com os pontos somados durante o programa, o desenvolvedor poderá trocar os XP por "oportunidades", como apoio na promoção dos aplicativos na Windows Store e App Social da Nokia, publicidade in-app, divulgação digital e outros benefícios. O DVLUP ainda oferece capacitação, acesso a ferramentas, participações em eventos nacionais e internacionais e resgate de prêmios como smartphones, acessórios e badges.

O desenvolvedor brasileiro pode se inscrever no site e começar a participar de competições locais e globais. O primeiro evento brasileiro é a "Copa dos Apps", que foca no futebol e nas categorias entretenimento, foto, social, esporte, produtividade e games. A segunda competição é "Meu App é POP!" e visa estimular apps populares para o Windows Phone.