O Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira, 26, um edital do projeto de inclusão digital para fornecer acesso Wi-Fi gratuito como parte do programa AcessaSP, que oferece espécies de telecentros de conectividade à população. A chamada destinada aos próprios postos tem como previsão a instalação de equipamentos em mais de 300 unidades dos postos do AcessaSP ainda em 2016. Para tanto, o programa escolherá projetos enviados em uma espécie de concurso e instalará o Wi-Fi nas unidades vencedoras.

A contrapartida das prefeituras no edital do Wi-Fi do programa é "incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltando para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade". Afirma que procura também iniciativas "inovadoras" de TICs, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e "cultura hacker".

De acordo com o governo paulista, há atualmente no Estado 849 postos em funcionamento, 174 deles com conexão Wi-Fi. A quantidade de usuários que se conectam pela rede sem fio mais do que dobrou em comparação com 2014: pulou de 648 mil para 1,6 milhão em 2015. Considerando também a rede fixa, o AcessaSP fez cerca de 6,5 milhões de atendimentos no ano passado nos 589 municípios onde atua.

A iniciativa do AcessaSP é do governo estadual e acaba funcionando como complemento ao projeto da prefeitura da capital, o WiFi Livre, que leva o sinal da Internet a praças paulistanas e deve ter sua segunda etapa em breve. A administração ressalta ainda que esses telecentros de acesso ainda são necessários no País, citando Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014 e dados recentes da Anatel sobre a quantidade de celulares – 258,1 milhões em fevereiro.