bolsa

Um grupo de acionistas do Twitter (Android, iOS) entrou com uma ação contra Elon Musk. Eles alegam que o CEO da Tesla teria manipulado ativamente as ações da rede social para ganho pessoal.

A queixa se concentra na conduta de Musk desde a assinatura do contrato de compra com o conselho do Twitter em 25 de abril, por US$ 44 bilhões. Uma delas pesou em particular – a declaração de que o acordo “não pode avançar” sem mais informações sobre contas automatizadas na plataforma.

O processo é uma ação coletiva movida por um pequeno grupo de acionistas. Porém, busca indenização que seria distribuída entre aqueles que detêm ações da empresa.

Depois de assinar o acordo, a denúncia alega que “Musk passou a fazer declarações, enviar tweets e se envolver em condutas destinadas a criar dúvidas sobre o acordo e reduzir substancialmente as ações do Twitter, a fim de criar alavancagem que Musk esperava usar para recuar. da compra ou renegociar o preço de compra.”

O processo também alega que Musk atrasou deliberadamente o preenchimento de um formulário de divulgação quando sua participação na empresa ultrapassou 5%. Isso permitiu que ele continuasse comprando ações com desconto. Depois que o formulário foi preenchido e as compras de Musk se tornaram de conhecimento público, as ações do Twitter subiram quase um terço.

“O desrespeito de Musk pelas leis de valores mobiliários demonstra como alguém pode ostentar a lei e o código tributário para construir sua riqueza às custas dos outros americanos”, afirma a queixa.