Os usuários do Next, banco digital do Bradesco, que usam iPhone agora podem realizar transferências para contas pré-cadastradas através de comandos de voz com a Siri, assistente pessoal virtual do smartphone da Apple.

Análise

É uma tendência natural integrar apps aos assistentes pessoais virtuais com comandos de voz, tais como Siri, Google Assistente, Cortana e Alexa. Da mesma forma, chatbots que hoje existem em formato de texto dentro do Facebook Messenger ou de outros apps também tendem a ser adaptados para conversas por voz através desses assistentes.

A escolha entre voz, texto ou interface visual (botões) vai variar de acordo com a aplicação, o contexto e as preferências do usuário. Difícil imaginar alguém falando com a Siri dentro do metrô para fazer uma transferência bancária. Mas dirigindo um carro faz todo o sentido e é muito melhor (e mais seguro) do que escrever uma mensagem ou clicar em botões.

Cabe destacar que o Banco Original disponibiliza a opção de comandos de voz com seu bot dentro do seu app, mas até agora a adesão foi baixa, provavelmente por questões de privacidade, conforme comentado pelo superintendente executivo de canais digitais do banco, Alexandre Pinelli, em entrevista para Mobile Time no mês passado.

Super Bots Experience

Diretores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Original e da Beetech discutirão a adoção de bots, assistentes pessoais virtuais e inteligência artificial em serviços financeiros durante painel no seminário Super Bots Experience, nos dias 8 e 9 de agosto, no WTC, em São Paulo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis no site www.botsexperience.com.br, ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 ou pelo email eventos@mobiletime.com.br