As três principais operadoras chinesas (China Mobile, China Telecom e China Unicom) firmaram um acordo com a GSMA durante a MWC Shangai nesta segunda-feira, 26, para entrar na iniciativa Open Gateway que desenvolve APIs de rede padronizadas entre operadoras do mundo inteiro. Com isso, o projeto conta agora com 29 operadoras, que representam 60% das conexões móveis no mundo. Em fevereiro deste ano, o projeto possuía 21 operadoras em seu lançamento.

Mats Granryd, diretor geral da GSMA, afirmou que a chegada das três grandes telcos chinesas demonstra “a significância global” do Open Gateway e de seu modelo de negócios nos serviços digitais, da mesma forma que o setor “harmonizou” os serviços de voz e o roaming móvel 35 anos antes. Por sua vez, Li Jun, vice-presidente executivo da China Telecom, disse que a agenda de trabalho entre as operadoras móveis, desenvolvedores e provedores de cloud vai criar oportunidades e guiar o futuro com novas indústrias e experiências.

Além disso, a iniciativa saltou de 8 para 23 APIs, como edge cloud, localização do dispositivo e status do dispositivo. Segundo Granryd, a tendência é que mais APIs surjam no próximo ano, uma vez que as operadoras estão lançando programas de early adopters para desenvolvedores.