A Easynvest (Android, iOS) alcançou 1 milhão de usuários em sua plataforma de investimento. Agora, a companhia prepara o caminho para chegar a 2 milhões em até dois anos, como explicou o presidente da companhia, Fernando Miranda, nesta segunda-feira 26.

“Nós atingimos mais de 1 milhão de usuários ativos na plataforma na última semana. Cinco anos atrás, tínhamos 40 mil usuários. Hoje, temos em média 50 mil a 55 mil usuários por mês”, afirmou Miranda. “Até 2021, queremos chegar a dois milhões de clientes”.

A afirmação foi feita pelo presidente da fintech durante o lançamento de sua solução de carteira sugerida para renda variável nesta segunda-feira, 26. Ou seja, a companhia passa a oferecer de forma mais simples e estimulada, com uma interface similar aos serviços de streaming de áudio e vídeo.

Streaming de investimento

A solução tem cards de investimento, playlist de investimento, valor unitário e rentabilidade total de carteira (chega em até 15 dias). Mas a principal novidade é a carteira recomendada, uma opção que sugere o investimento ao correntista com base no perfil de investimento da pessoa (conservador, arrojado ou misto), uso de machine learning e inteligência artificial.

Inicialmente, a solução apenas atua com separação por perfil de investidor, não sendo personalizada para cada indivíduo. Contudo, a companhia pretende lançar o serviço de carteira recomendada por pessoa em até seis meses, com customização de carteira ao gosto de cada pessoa, mas sempre com opt-in dos clientes. A plataforma tem inteligência artificial desenvolvida, mas pode ganhar uma solução de processamento de linguagem natural (PLN) para agilizar o uso de algumas de suas funções.

No cronograma de próximas funções, a companhia considera o uso de atendimento por WhatsApp Corporativo, uma função que está atualmente em testes internos. Também estão no radar: o uso de conteúdo mais descomplicado para educação financeira no site e app; análises dos especialistas da corretora; um marketplace de recomendações; e informações mais apuradas sobre empresas e fundos.

Zero taxas?

Miranda, da Easynvest, ressaltou que a plataforma terá um período de “degustação”, com as taxas de corretagem zeradas até o final de 2019. Após esse período, a fintech cobrará taxas que variam de R$ 2,99 a R$ 4,99. O executivo frisou que a estratégia de zerar taxas não faz parte de sua estratégia para obter novos correntistas.

“Do ponto de vista estratégico, nós não acreditamos que o preço é diferencial para o cliente. Não é zerar as taxas que vai atrair os clientes”, afirmou, durante a apresentação na B3, bolsa de São Paulo. “O grande potencial que temos é criar uma experiência encantadora. Hoje acreditamos muito em ferramentas para empoderar qualquer pessoa a investir”.

Um dos exemplos de estratégia de atração de público para o investimento é com o gênero feminino. A companhia saltou de 26% dos investimentos feitos por mulheres e atualmente está em 43%. O presidente da Easynvest explica que não criaram produtos para este segmento, mas usaram conteúdos específicos (blog, site e podcasts) para este público por meio da campanha perene “Nós, mulheres investidoras”.