Confirmando rumores que circulavam na imprensa internacional, o chairman da Telecom Italia, Fulvio Conti, renunciou ao cargo na diretoria. O executivo comunicou sua decisão ao final da assembleia do conselho de administração nesta quinta-feira, 26. Conti disse na ocasião que “acredita que seu mandato tenha completado, à luz da estabilidade alcançada pela diretoria em suas operações e no renovado foco na criação de valor sustentável para todos os stakeholders da companhia”, conforme comunicado do grupo italiano controlador da TIM Brasil.

Por ora, quem atuará como chairman interino, conforme o estatuto da companhia, será o diretor sênior Michele Valensise (indicado pela Vivendi). Segundo a Telecom Italia, o conselho deverá se reunir no próximo dia 21 de outubro para deliberar sobre um substituto, além da recomposição da diretoria em seu número original de membros. A empresa explica que isso seguirá o código de autodisciplina que atribui ao comitê de nomeação e remuneração a tarefa de procurar e identificar um diretor independente.

Ao final da assembleia, o conselho da TI agradeceu o comprometimento de Fulvio Conti, reconhecendo sua “contribuição positiva, completa correção, abordagem institucional sensível e respeito pelas regras durante seu mandato para o interesse da companhia, dos acionistas e de todos os stakeholders”. O executivo possui atualmente 225 mil ações ordinárias do grupo italiano.

Importante lembrar que a Telecom Italia tem passado por turbulências em sua administração. Embates com a francesa Vivendi acabaram resultando na queda do então CEO Amos Genish (também ex-GVT e Vivo no Brasil) em novembro do ano passado – o cargo é atualmente ocupado por Luigi Gubitosi – e do conselho em junho deste ano. Além disso, em janeiro deste ano, o fundo abutre de investimentos norte-americano Elliot avançou na sua participação no capital social, mas pedindo estabilidade no conselho. A francesa, por sua vez, tinha a proposta de mudança na composição da diretoria.