A Mastercard lançará no ano que vem, inicialmente nos EUA, um bot para ser utilizado por bancos e varejistas on-line em suas interações com seus consumidores, seguindo o conceito de comércio conversacional. Correntistas de bancos, por exemplo, poderão checar informações do uso de seus cartões Mastercard conversando com um assistente virtual através de qualquer plataforma de mensagens instantâneas ou por SMS. Da mesma forma, o bot permitirá que sejam feitas compras via Masterpass dentro de plataformas de mensagens durante conversas com chatbots de comércio eletrônico.

O bot da Mastercard será desenvolvido em parceria com a Kasisto, empresa especializada em assistentes virtuais financeiros. Ele utilizará a plataforma de inteligência artificial KAI Banking, dedicada especificamente para serviços financeiros digitais.

Uma API experimental do bot será disponbilizada para desenvolvedores parceiros da Mastercard este ano.

Análise

Ainda há poucos detalhes sobre o projeto da Mastercard. Mas pelo que foi divulgado parece que se tratará de um bot com acesso aos serviços digitais da Mastercard que poderá ser embutido dentro dos chatbots de bancos e de varejistas. Ou seja, para o consumidor a interface seria aquela definida pelo banco ou pelo varejista.

Diversas empresas do setor financeiro estão se movimentando para ter uma oferta de chatbots. Somente esta semana houve anúncios do Bank of America da PayPal (veja matérias relacionadas abaixo). No Brasil, o Banco Original foi o primeiro a lançar e o Banco do Brasil vem realizando testes com o Watson, da IBM.

 

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