A Samsung declarou nesta segunda-feira, 26, que está trabalhando para corrigir práticas inadequadas de trabalho identificadas em fábricas terceirizadas na China. A companhia coreana realizou uma auditoria durante quatro semanas, em setembro, em 105 fornecedores que fabricam seus produtos naquele país e que empregam mais de 65 mil funcionários. Em comunicado à imprensa, a Samsung declarou que não identificou nenhum caso de trabalho infantil durante as auditorias, depois de analisar os registros de todos os operarários com idade inferior a 18 anos e conferir a situação in loco.

No entanto, a auditoria identificou vários casos de práticas inadequadas nessas fábricas, como a realização de horas extras em excesso, cópias de contratos de trabalho retidas pelas empresas e a imposição de um sistema de multas para atrasos ou ausências.

A auditoria foi realizada após denúncias da China Labor Watch, organização não-governamental que atua na área trabalhista, sediada em Nova York, sobre as práticas abusivas dos fornecedores da companhia. “Realizamos a auditoria para garantir que nossos fornecedores da China estão em conformidade com as leis trabalhistas aplicáveis e com o Código de Conduta do Fornecedor da Samsung”, declarou a companhia.

A Samsung disse ainda que, atualmente, está fazendo a revisão de outros 144 fornecedores na China, com previsão para conclusão até o fim deste ano. "A partir de 2013, vamos garantir a independência das auditorias e continuar a monitorar as condições de trabalho em 249 fornecedores na China. Agora, estamos em processo de concepção, pesquisa e implementação de ações corretivas para resolver cada violação identificada. Ações corretivas incluem novas políticas de contratação e novas práticas de horas extras, entre outras medidas, para proteger a saúde e o bem-estar dos funcionários”, destacou a Samsung no comunicado

Entre as medidas realizadas pela fabricante está um novo processo de contratação para evitar o trabalho infantil, ações contra discriminação durante a contratação, correção de irregularidades em contratos de trabalho e distribuição de uma cópia dos mesmos para todos os funcionários, abolição do sistema de multas, fornecimento de equipamentos de segurança adequados e treinamento de segurança, entre outras.