A cidade de São Paulo ganhará ainda este ano uma mais uma rede Wi-Fi com acesso gratuito instalada em pontos de interesse público administrados pela prefeitura, como bibliotecas, praças e postos de saúde. A infraestrutura será montada e gerenciada pela Surf Telecom, que investirá R$ 4 milhões no projeto, que abrange a instalação de aproximadamente 600 hotspots, informa Davi Fraga, CMO da companhia. 

“O serviço deverá ser disponibilizado no decorrer do ano de 2019. Será 100% gratuito para o usuário, e teremos a possibilidade de rentabilizar os acessos através de publicidade”, explica Fraga. “A Surf vai permitir o acesso a milhões de pessoas diariamente à rede Wi-Fi e ainda poderá divulgar a oferta de suas MVNOs”, acrescenta.

A empresa foi selecionada a partir de um edital publicado pela prefeitura de São Paulo, que buscou candidatos dispostos a instalar a rede arcando com 100% dos custos. “Vimos isso como uma oportunidade”, relata o CMO da Surf Telecom.

WiFi Livre SP

(Atualização em 28 de maio): A rede a ser montada pela Surf faz parte do projeto WiFi Livre SP, que seleciona empresas para a oferta de Wi-Fi gratuito em áreas públicas da capital paulista. Outra empresa escolhida foi a America Net, que já começou a instalação de hotspots.

Ao todo, a prefeitura mapeou cerca de 620 pontos a serem cobertos com Wi-Fi, dos quais 300 sã0 obrigatórios. O edital permite que haja mais de uma empresa provendo o serviço na mesma localidade.