A IBM apresentou o IBM Mobile Foundation, um novo portfólio de softwares e serviços projetados para ajudar as organizações a aprimorarem seus ambientes móveis, incluindo dispositivos como notebooks, smartphones e tablets. A expectativa é de que a nova área deverá movimentar cerca US$ 36 bilhões até  2015.

Com base na recém-anunciada aquisição da empresa Worklight, o novo portfólio ampliará a estratégia da IBM em oferecer uma plataforma de tecnologia para mobilidade que contemple o desenvolvimento de aplicativos, integração, segurança e gestão. O IBM Mobile Foundation oferece serviços como conexão a ambientes de cloud e mobile, ligando  aplicações móveis para uma variedade de sistemas de nuvem e back-end; e um novo conjunto de ferramentas de desenvolvimento e de integração da IBM Worklight, que permitirá a  criação de aplicações móveis para uma variedade de plataformas, incluindo iOS, Android e BlackBerry.

Entre os novos softwares que serão disponibilizados estão ainda o IBM Endpoint Management, solução para gerenciar e proteger todos os terminais móveis, permitindo, por exemplo, que as organizações possam apagar os dados e aplicativos corporativos remotamente quando necessário, como quando um aparelho for perdido ou roubado. Além disso, as novas funcionalidades dos equipamentos IBM DataPower podem auxiliar as empresas a viabilizar o acesso aos seus serviços e dados empresariais a partir de dispositivos móveis de forma mais rápida e segura.