A superlotação de ônibus e vagões de trem e metrô é o maior problema do transporte público do Rio de Janeiro, segundo 34% dos cariocas que utilizam o Moovit, app de crowdsourcing sobre transporte público. É o que revela uma pesquisa realizada pelo aplicativo com seus usuários na capital fluminense. O segundo maior alvo de queixas é a incerteza do horário de chegada, apontada por 21% dos respondentes. Em terceiro lugar ficaram os atrasos (17%).

Ainda de acordo com o levantamento, os cariocas passam pouco mais de 90 minutos por dia para se deslocar via transporte público. Desse total, 21 minutos são dedicados à espera da condução. Esse tempo aguardando soma quatro dias inteiros por ano. Por incrível que pareça é mais tempo que o registrado pelos paulistas, que passam três dias por ano esperando por suas conduções, de acordo com pesquisa anterior realizada pelo mesmo app.

Em tempos de manifestações públicas em prol de melhorias no transporte público, pesquisas como essa ajudam a compreender as razões para tanta insatisfação. Apps como o Moovit, aliás, podem contribuir para mitigar alguns desses problemas, especialmente a espera por trens e ônibus.

O Moovit conta atualmente com 150 mil usuários no Brasil, somando Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades onde está disponível por enquanto.