A holandesa TomTom e a alemã Bosch informaram nesta segunda-feira, 27, o começo de uma relação entre as duas companhias para desenvolver uma nova tecnologia de mapas para carros autônomos.

Na parceria, a companhia holandesa desenvolverá os mapas. Por sua vez, a empresa alemã vai definir as especificações dos mesmos, através de seu sistema para carros autônomos. O mapa interativo está em testes em estradas da Alemanha (A81) e nos Estados Unidos (I280).

O vice-presidente da divisão automotiva da TomTom, Jan Maarten de Vries, espera que até o final de 2015 todas as estradas da Alemanha serão digitalizadas pelo sistema.

O intuito do novo sistema é transformar os mapas em algo preciso. Em tempo real, informações como sinais, faixas e placas devem ser enviadas ao sistema do carro para evitar acidentes. Além de projeções 3D da geometria da estrada, como curvas e pistas.

A investida da Bosch no setor de carros autônomos não é novidade. No começo do ano, eles apresentaram Traffic Jam, uma tecnologia que une sensores de radar e vídeo para ajudar o motorista na automação durante um trânsito intenso.