A questão da mobilidade é um ponto crucial para a estratégia de negócios das grandes empresas. Tal fato é ilustrado por estudo da Distimo, que apontou que no fim de setembro deste ano 91% das maiores marcas globais já tinham presença em pelo menos uma das lojas de aplicativos móveis mais representativas, como App Store (Apple), Android Market (Google), Nokia Ovi Store, BlackBerry App World, Windows Phone 7 Marketplace e Amazon Appstore.

O resultado representou expressivo avanço de 40 pontos percentuais, ao passo que há 18 meses tal parcela era de 51%. Segundo o relatório, as empresas avaliaram que marcar presença com aplicativos móveis nas lojas de apps é um importante fator para promover a marca, atingir os consumidores e vender conteúdo.

No total, as maiores marcas/empresas fecharam setembro com 2.343 aplicativos publicados nas lojas de apps, número que representa crescimento de 43,6% ante os 1.631 de março deste ano e mais que o dobro dos 1.091 de setembro de 2010. Cada marca conta, em média, com 24 aplicativos móveis.

A maioria das empresas que têm aplicativos móveis nas lojas de apps não vislumbram angariar receitas com tal estratégia, mas apenas aumentar a visibilidade da marca e manter relacionamento com os clientes. Apenas 27% das companhias citaram que pretendem levantar dinheiro com seus aplicativos móveis.

A App Store para a iPhone é a loja mais utilizada pelas maiores marcas para a publicação de seus aplicativos. Em segundo lugar no ranking fica a App Store para iPad, seguida pela Android Market, BlackBerry App World, Amazon Appstore e Windows Phone 7 Marketplace.