O MEF, associação que reúne empresas dos mercados de entretenimento e comércio móveis, planeja montar uma aceleradora de start-ups na América Latina. Uma primeira experiência desse tipo está acontecendo em Londres, dentro do capítulo europeu da entidade. O modelo para a América Latina, porém, ainda será definido em conversas com os membros locais. Esta é uma das missões do novo diretor geral do MEF na região, Ricardo Bastos.

"Queremos trazer novos negócios para dentro do MEF, com novos membros, principalmente start-ups. Queremos nos aproximar dessa comunidade, que é uma fonte inesgotável de inovação", comenta o executivo. Ele argumenta que o MEF tem entre seus associados latino-americanos empresas com pessoas que poderiam prestar mentoria de alta qualidade para start-ups, assim como oferecerem infraestrutura para as aceleradas. A ideia é atrair os associados para participar ativamente do projeto, podendo se tornar investidores das empresas aceleradas. O MEF, por sua vez, seria apenas um facilitador, um promotor desse encontro, diz Bastos. Ainda não há uma data ou local para instalação da aceleradora, cuja abordagem e regras ainda precisam ser definidas entre os associados do MEF-LatAm.

Prioridades

Outra prioridade da gestão de Bastos será aproximar os membros brasileiros da entidade com aqueles de outros países da América Latina. "Quero que o escritório seja verdadeiramente latino-americano. Percebo que há muito negócio que poderia ser feito entre países vizinhos. Falo com muitas empresas da América Latina que não estão no Brasil e agora pensam em ir para a Europa. Acho que poderia haver mais sinergia entre o Brasil e o restante da região", comenta.

Também estão entre as suas missões à frente do MEF-LatAm acompanhar e fomentar o desenvolvimento do mercado de mobile money na América Latina e dar continuidade no apoio à autorregulamentação do mercado de conteúdo móvel, que foi a marca da gestão anterior, de Rafael Pellon, que criou um código de conduta para serviços de assinatura e combateu a prática do chamado "SMS pirata".

MEF Global Forum

Entre os dias 17 e 19 de novembro acontecerá em São Francisco, nos EUA, o MEF Global Forum, evento anual realizado pela entidade reunindo seus associados do mundo inteiro. A edição deste ano contará com palestrantes de empresas como App Annie, Blippar, Telefonica Vivo, Movile, TIMwe, Titans, Twitter, Viacom, Uber, dentre outras. Pelo segundo ano consecutivo, a convite do MEF, MOBILE TIME estará presente para cobrir o seminário.