A MediaTek é uma fornecedora de chipsets que foca em telefones móveis de gamas baixa e média. Com a rápida migração da base de celulares para smartphones, a MediaTek vem adaptando também o seu portfólio de produtos para atender a essa demanda. Seus números globais ilustram bem a velocidade com que essa migração está acontecendo. Em 2011, a empresa comercializou 10 milhões de chipsets para smartphones. Em 2012, foram 110 milhões. E a expectativa para 2013 é de alcançar 200 milhões. Em volume total, somando os chipsets para feature phones, a MediaTek vendeu 500 milhões de unidades em 2012 e deve ficar no mesmo patamar ou até baixar um pouco neste ano.

"A MediaTek trabalha focada no mercado mainstream. Mas essa definição é dinâmica. O smartphone de entrada hoje é dual-core", destaca o gerente sênior de marketing da MediaTek para América Latina, Sergio Abramoff. O novo chipset da empresa voltado para smartphones de entrada é o MT6572, um dual core de 1,3 GHz. Seu novo top de linha, por sua vez, é o MT6589, um quad-core de 1,5 GHz, cujo alvo são smartphones de gama média. "Um dia o quad-core chegará aos smartphones de entrada, mas ainda vai demorar um pouco", prevê Abramoff. Ele ressalta que a MediaTek não pretende brigar pelo mercado high-end. Sua estratégia é o fornecimento de um chipset com boa relação custo/benefício para as gamas baixa e média, seja de smartphones ou de feature phones. A fabricação é terceirizada e acontece toda na Ásia.

Brasil

O Brasil é um dos principais mercados da empresa atualmente. Abramoff estima que um em cada três celulares vendidos no País utilize chipset da MediaTek. Ele destaca o pioneirismo da empresa em oferecer chipsets para múltiplos SIMcards como um dos fatores que a ajudou a conquistar mercado no Brasil, assim como a oferta de designs de referência para a fabricação dos produtos, o que contribuiu para o surgimento de novas marcas nacionais.

A novidade da MediaTek agora é a sua entrada no mercado de tablets com os chipsets MT8377 e MT8389/8125, respectivamente dual-core e quadcore. Um primeiro tablet brasileiro com chipset da MediaTek será anunciado durante a feira Eletrolar, em São Paulo.