Duolingoo

Sócios-fundadores do Duolingo: Severin Hacker (preto) e Luis von Ahn (cinza). Foto: divulgação/assessoria

O Duolingo (Android, iOS) realizou nesta quarta-feira, 28, a sua oferta inicial pública de ações (Initial Public Offering ou ‘IPO’, no original em inglês). Com a abertura de capital na Nasdaq, em Nova Iorque, EUA, a empresa fechou o valor de sua ação a US$ 139 no final do pregão, alta de 36% ante US$ 102 do preço proposto pela companhia.

Como resultado da oferta, que consiste de 35,9 milhões de ações de classe A e B, ambas com o mesmo valor, a empresa atingiu US$ 5 bilhões em valor de mercado. Contudo, o Duolingo pode ganhar mais US$ 100 milhões, se os subscritores comprarem mais 765 mil papeis do app de idiomas.

O preço da ação chegou a US$ 144 nas primeiras horas da operação, o seu pico nesta quarta-feira, mas recuou na sequência e manteve-se estável durante toda tarde.

Expectativas

No documento de registro na SEC, a empresa se apresenta como uma “plataforma de aprendizado móvel”. Dito isso, a sua concepção no futuro é a expansão “além do segmento de idiomas”, uma vez que esse avanço acontece por meio de sua plataforma tecnológica, competência profissional e conhecimento da marca em todo mundo. Um exemplo dessa expansão é o Duolingo ABC (iOS), um app lançado em 2020 para apoiar crianças em fase de alfabetização.

Com o montante angariado na IPO, a empresa de educação pretende fazer aquisições ou investir em outros negócios, assim como pagar seus gastos corporativos.

Saúde financeira e operacional

De acordo com o relatório apresentado junto à SEC, órgão norte-americano similar à brasileira CVM, a receita da companhia foi de US$ 55 milhões no primeiro trimestre de 2021, incremento de 96% comparado a US$ 28 milhões de um ano antes. Por outro lado, a empresa ampliou seus prejuízos operacional e líquido, saindo de US$ 2 milhões negativos para US$ 13 milhões, em ambos os índices.

Em sua operação, o Duolingo registrou 40 milhões de usuários mensais ativos (MAUs) no final do primeiro trimestre de 2021, aumento de 20% contra com 33,5 milhões de um ano antes. Desses consumidores, 1,8 milhão foram pagantes do Duolingo Plus, incremento de 63,5% contra o primeiro trimestre de 2020.

Em junho de 2021, o app tinha 40 opções de cursos de idiomas e mais de 500 milhões de downloads globalmente. Desses, 30 milhões são do Brasil.