Comunicar o falecimento de um familiar é doloroso, mas talvez tenha ficado mais simples com um aplicativo criado por brasileiros, o Unifuneral. Trata-se da versão móvel do site homônimo, que funciona como um espaço aberto e gratuito para a comunicação de falecimentos, velórios, sepultamentos e cremações.

No app, o usuário encontra modelos de comunicados. Basta escolher aquele que melhor se adeque ao evento (velório, sepultamento, missa de sétimo dia etc), preencher os campos em branco (nome, local, data, hora etc) e escolher uma forma de compartilhamento rápido para seus contatos (email, SMS, Facebook, Twitter, WhatsApp, Mesenger etc).

O Unifuneral traz ainda uma lista de tarefas burocráticas que familiares devem seguir após o falecimento de um ente próximo, como providenciar um laudo médico, verificar a existência de plano funerário, abrir inventário, contactar INSS etc. Por fim, há uma listagem de cemitérios e crematórios de todo o País.

O aplicativo está disponível para download gratuito em Android e iOS. O Unifuneral foi desenvolvido pela gaúcha QueenMob.