Silvio Pegado, executivo responsável pela área de mensageria do Google na região; e Ana Mariah Carvalho, gerente de marketing B2B na Oi

O Google lançará na próxima semana no México e no final de novembro no Brasil a rede exclusiva para comunicação de mensagens RCS, a Google Guest Cloud. A solução foi lançada em setembro no Reino Unido e na França e tem como objetivo contornar a falta de interoperabilidade do RCS em mercados onde nem todas as teles tenham adotado a tecnologia. Com o Google Cloud Guest, o usuário de uma operadora que não tenha RCS poderá se comunicar com esse padrão naturalmente com a solução em nuvem do Google.

“Assim como funciona na França e no Reino Unido, essa rede é um pedido das operadoras e fabricantes de smartphones. É uma rede temporária. Ela funciona enquanto a operadora não tem servidor para RCS”, disse Silvio Pegado, executivo responsável pela área de mensageria do Google na região latino-americana. “O mais importante é: não vamos cobrar por esse serviço. A ideia é acelerar o mercado”.

Joint-venture

Durante evento organizado pelo MEF no primeiro dia do Futurecom 2019, Pegado falou ainda sobre a joint-venture das quatro operadoras norte-americanas para incentivar o uso e o ecossistema do RCS. Em sua visão, a CCMI é uma boa iniciativa para o Google, uma vez que a companhia vem enfrentando dificuldades para avançar com o modelo do RCS nos EUA. A entrada de Verizon, Sprint, AT&T e T-Mobile traz mais respaldo para a tecnologia. O executivo acredita ainda que em algum momento Google e as operadoras norte-americanas vão se encontrar.

Ano do RCS e OEMs

Com a expansão de mais fabricantes de smartphones no ecossistema do RCS, como Alcatel, LG, Sony, TCL, Blackberry, Micromax, Lava e Nokia, e a iniciativa CCMI nos Estados Unidos, Pegado acredita que 2019 será um ano que terá mais ações envolvendo o serviço de mensageria.

“As grandes OEMs já estão conosco. Samsung e Motorola, por exemplo, já têm o app de mensagens do Google (que possui o protocolo do RCS)”, afirmou. “2020 será o ano de distribuição do RCS. Com operadoras e marcas fazendo os primeiros usos da aplicação”, conclui.