Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

De olho em uma tendência global e na esteira do sucesso de seu Veggly (Android, iOS), a startup brasileira Similar Souls lançou o Lefty (Android, iOS), em agosto de 2022. O app de relacionamento foi criado para pessoas que se identificam à esquerda do espectro político, como uma forma de facilitar a aproximação de quem pensa de forma parecida.

“O intuito do app é criar relacionamentos verdadeiros e de longo prazo. As pessoas buscam em um potencial parceiro alguém que tenha os mesmos ideais e muitos veem a posição política como algo muito importante em um relacionamento. E são essas pessoas de esquerda que queremos ajudar”, explica Alex Felipelli, CEO da Similar Souls.

Atualmente com 13 mil usuários mensais, o app lançou sua versão para iOS nesta semana. Com modelo freemium, os usuários podem se cadastrar, criar um perfil, dar matches e conversar gratuitamente. Na opção paga, há outros recursos, como ver quem te curtiu antes de dar match, mandar superlikes, usar o app sem anúncios e ver quem leu suas mensagens.

As regras de convivência são as mesmas de outros aplicativos de relacionamento: só são permitidas pessoas maiores de 18 anos, é proibido nudez e linguajar agressivo, entre outras normas. A única orientação diferente é que os usuários respeitem os valores da esquerda. Caso contrário, pode ser denunciado e banido. E quais valores são esses? “Equidade de gênero e racial, bem estar social, defesa das minorias e respeito e promoção da ciência e das artes”, enumera o CEO.

Expansão

Apesar da Similar Souls, incubada pelo Cubo Itaú, atuar em outros países, o Brasil foi escolhido como o primeiro mercado para o lançamento. De acordo com pesquisa feita pela startup, 76% dos brasileiros afirmaram que a posição política é algo muito importante em um possível parceiro.

“O Lefty tem particularidades na comunicação e marketing por país. Por conhecer melhor a comunicação que precisaríamos adotar no Brasil, preferimos lançar aqui primeiro. Com o know-how que temos desse mercado, sabemos que lançar no Brasil também demanda um investimento menor, sendo um bom candidato a primeiro país”, afirma.

Ainda assim, a expansão para outros países já está nos planos para o início de 2023. O primeiro será os Estados Unidos, em que a empresa realizou uma pesquisa de mercado constatando espaço para esse tipo de app. Outros mercados podem entrar nessa primeira fase de expansão, mas não há uma decisão sobre isso. “No médio e longo prazo, pretendemos expandir para todos os países que tenham essa demanda: pessoas de esquerda buscando pessoas com os mesmos ideais”, conta.

Os planos futuros também incluem chegar a 80 mil usuários ativos mensais até o fim de 2022. Apesar das eleições, o CEO não enxerga um crescimento no uso da plataforma atribuído ao período, no Brasil. É difícil mensurar  a influência do pleito, porque o app foi lançado há poucos meses, quando o debate nacional já se iniciava. Para ele, o cenário político polarizado pode ajudar a plataforma no curto prazo, mas os “valores chave” de pessoas de esquerda não vão mudar, por isso a demanda sempre existirá. “São valores muito importantes para abrir mão na pessoa que pode ficar com você pelo resto da vida”, avalia.

Veggly

Introduzido globalmente em 2018, o Veggly é o app de relacionamento de sucesso da Similar Souls, com foco em outro nicho: pessoas vegetarianas e veganas. Com 110 mil usuários ativos mensais, a plataforma tem presença mais forte na Europa, em países como Alemanha, Inglaterra e França, e nas Américas, no Brasil, EUA, Canadá e México.

Segundo uma pesquisa de mercado da empresa, 52% dos veganos e 39% dos vegetarianos se recusam a namorar com quem come carne e derivados. Entre os que não se recusam, a maioria prefere um relacionamento “veggie”. “Não se trata apenas de uma dieta, mas sim de um conjunto de valores muito importantes: proteção animal, proteção ao meio ambiente e até a busca por uma vida mais saudável e conectada à natureza”, explica.

A estratégia de lançar apps com nicho específico não é à toa. “Uma das maiores reclamações dos usuários de app de namoro é a falta de foco. Há muitos matches com pessoas de pouca afinidade. Na Similar Souls, acreditamos em criar aplicativos onde as pessoas compartilham algum valor chave”, diz o CEO. Outros nichos de mercado já estão no radar da startup, mas novos apps não devem chegar tão cedo. Por enquanto, o foco é crescer o Lefty e o Veggly, que é uma das principais plataformas do tipo no mundo.