Em média, o brasileiro usa seis aplicativos por semana e tem 20 instalados em seu smartphone. É o que revela uma pesquisa feita com 1,2 mil pessoas de 14 a 55 anos, das classes A, B e C em nove cidades. O estudo foi feito encomendado pela MMA em novembro passado e patrocinado por empresas como Adsmóvil e Zenvia.

A pesquisa também mediu quais os apps mais utilizados pelos brasileiros e divulgou um ranking. Os dez mais utilizados, de acordo com o levantamento, são (em ordem decrescente): Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Snapchat, Twitter, Messenger, Banco Itaú/Itaúcard, Gmail e Spotify. Recentemente, Panorama Mobile Time/Opinion Box publicou um ranking com os apps mais comuns na homescreen do brasileiro. Para receber gratuitamente o referido relatório da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, acesse a seção de pesquisas deste noticiário.

Hábitos

A pesquisa da MMA revelou alguns hábitos dos brasileiros no uso de aplicativos. Cerca de metade dos entrevistados informou que costuma instalar apps recomendados por amigos e parentes. E quase metade disse que costuma desinstalar o app depois que atinge o seu objetivo com ele.