A China Mobile agora trabalha com SIMcards quânticos. O produto, batizado comercialmente pela empresa como Super SIM, utiliza criptografia quântica para proteger as informações armazenadas.

Além disso, o Super SIM traz uma série de funcionalidades que não existem em um chip comum. Uma delas é a possibilidade de receber mensagens de emergência que abrem automaticamente na tela do smartphone e só são removidas mediante uma ação do usuário. Programas sociais de governo também podem ser embarcados no Super SIM.

Foi a própria China Mobile quem desenvolveu o produto. Todos os novos usuários da operadora recebem o Super SIM. Mais de 100 milhões de unidades já foram distribuídas.

O Super SIM está exposto no stand da operadora no Mobile World Congress, em Barcelona.

SVA em chamadas 5G

A operadora chinesa também apresenta na feira três serviços de valor adicionado (SVAs) sobre chamadas telefônicas 5G.

O primeiro é a “ligação com humano digital”. Durante uma videochamada pela rede 5G, a imagem de quem liga é substituída por aquela de um avatar por ele escolhido. O avatar imita, em tempo real, os mesmos movimentos faciais e gestos da pessoa. Quem recebe a videochamada, em vez de ver a pessoa real, vê o avatar.

Outro SVA consiste em utilizar inteligência artificial para gerar o resumo em texto de uma ligação, logo após esta ser encerrada. O usuário acessa o resumo na nuvem ou por mensagem em seu smartphone.

Por fim, a China Mobile criou um serviço de compartilhamento de conteúdo durante uma chamada de voz: fotos, vídeos e áudios podem ser encaminhados para a pessoa com a qual conversamos. Os arquivos são transmitidos pela rede de dados e armazenados no celular do destinatário.