Em 2015, as operadoras móveis praticamente mantiveram o nível de qualidade apresentado no ano anterior, porém abaixo da meta estabelecida pela Anatel. É o que mostra o relatório divulgado nesta terça-feira, 29, pela agência, que apontou um percentual de 68,5% de cumprimento de metas, abaixo da situação ideal de perto de 90% de atendimento dos indicadores. Em 2014, o resultado obtido foi de 68,7% de cumprimento.

No ano passado, os índices de atendimento (62,8%) e de reação do usuário (65,2%) foram os que obtiveram piores resultados, enquanto a meta de conexão de dados alcançou 88,2% e as metas de rede foram cumpridas em 67,1%. O completamento de ligações foi de 0,4%, sendo que o percentual estabelecido é 67%.  A taxa de atendimento pela telefonista em sistemas de autoatendimento, estipulada em 90%, também ficou bem abaixo, em 16%.

A Oi foi a operadora que apresentou qualidade mais baixa, com 63,7% das metas atendidas, resultado inferior ao registrado em 2014, de 64,9%. A Nextel teve o segundo pior resultado, com 65,5% dos indicadores cumpridos, ante 66,4% de um ano antes. A Claro cumpriu 68,7% das metas estabelecidas, resultado pior do que os 71,1% anotados em 2014.

A TIM avançou, de 66,3% para 69,9% entre 2014 e 2015, assim como a Vivo, que passou de 71,5% para 72,1% no período. Já as líderes em qualidade no ano anterior, decepcionaram em 2015: a Sercomtel caiu de 99,5% para 79,4% e a Algar recuou de 82,4% para 79,5% no cumprimento das metas de qualidade entre 2014 e 2015. Cabe lembrar que ambas são operadoras regionais, com redes de menor porte para serem gerenciadas e bases de usuários relativamente pequenas se comparadas com aquelas das demais.

Ao todo, as operadoras precisam cumprir 14 metas em cada área de atuação. Em números gerais, a Vivo, líder em assinantes, cumpriu a maior quantidade de indicadores, 8.465. A TIM e a Claro, que ocupam e segundo e o terceiro lugar no mercado, atenderam o mesmo número de metas, de 8.036. A Oi, em quarto lugar, atendeu a 7.430 indicadores. A Nextel cumpriu 4.503; a Algar, 1019 e a Sercomtel, 162.