Um levantamento da Conexis Brasil Digital apontou que, durante o ano passado, 4,12 milhões de cabos de telecomunicações foram roubados no Brasil. Mais de 6 milhões de clientes teriam ficado sem acesso a serviços de comunicação por conta de ações criminosas.

O Estado que mais sofre com o problema é São Paulo, seguido por Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, nesta ordem. Os números de roubos e furtos, em 2021, respectivamente, foram: 1,081 milhão de metros de cabos; 608,5 mil metros; 504,1 mil metros; 328.959 mil metros.

“O setor de telecomunicações tem defendido uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto o federal quanto os estaduais e municipais, e a aprovação de projetos de lei que aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas”, afirmou comunicado da entidade.

Em dezembro do ano passado, a Conexis lançou uma carta aberta denunciando o alto número de furtos e roubos de cabos e solicitando providências do poder público.