Dois dos mais populares aplicativos para smartphones ganharam atualização nesta quarta-feira, 29. O Twitter para Android e iOS (iPhone, iPad e iPod touch) conta na nova versão com melhorias no envio de mensagens, enquanto o Gmail, também para os dois sistemas, incorpora as novidades de organização de e-mails que ganhará também na versão desktop.

Diferente da microblog, o aplicativo do serviço de e-mail do Google será liberado aos poucos para os usuários, como é costume com as novidades da empresa. Assim como na versão para desktop, o aplicativo móvel ganhará a nova caixa de entrada, que organiza as mensagens em abas: Prioridade, Social, Promoções e Atualizações. Essas novas caixas são personalizáveis e funcionam com os labels em cores diferentes, permitindo uma organização mais fácil das mensagens – basta arrastar as que se encaixam melhor em outro perfil, por exemplo.

A companhia afirma que é possível desligar as abas opcionais, voltando para o estilo clássico ou tentando outros estilos de caixa de entrada. A atualização do Gmail será disponibilizada "nas próximas semanas", mas a nova versão para desktop já está disponível no menu de configurações. Baixe o Gmail para Android (4.0 ou superior) aqui, e para iOS aqui.

Já o Twitter ganhou em sua atualização um recurso que permite adicionar fotos às mensagens de maneira mais rápida. Clicando no ícone da câmera, o usuário já pode fazer o registro diretamente pelo aplicativo. Se preferir, clique no ícone de foto para colocar as imagens já registradas no aparelho. As fotos agora aparecem em um preview inteiro, e não apenas parte da imagem. O app do microblog agora também conta com melhor visualização de troca de contas, mostrando o avatar de cada perfil na hora de escrever um tweet.

Para usuários Android, outra mudança bem-vinda é o novo sistema de notificações, que apresenta mais informações dos tweets na central de alertas do aparelho. Para quem tem iPhone, a diferença é visual, com a remoção das bordas na timeline, deixando mais espaço para as mensagens. A versão para Android pode ser baixada aqui, e a do iOS, aqui.