A Nuvemshop apresentou na última terça-feira, 28, uma mudança em seu posicionamento e marca que tem como foco a expansão internacional da companhia. Com forte atuação no Brasil e Argentina – principalmente em PMEs –, a companhia busca chegar no México, Chile, Colômbia e Peru, atingir mais e-commerces, inclusive os mais maduros, e, assim, alcançar R$ 1 bilhão de transações em sua plataforma ainda em 2019.

“Vamos expandir para o México neste ano, abrir um escritório, uma operação pequena para atender o público local”, disse Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop. “No ano que vem, queremos levar uma operação física para Colômbia e Chile. Peru pode também ter atuação local ainda em 2020”.

Estimativa

A expectativa da companhia é que, a partir de 2020, depois de montado o escritório no México, o Brasil se mantenha como principal mercado, representando 70% da receita anual da empresa. Para se ter uma ideia, em 2018, o serviço de e-commerce da Nuvemshop no Brasil movimentou R$ 500 milhões. Já a Argentina deverá aparecer em seguida, com 20% e México, já com um escritório montado, com 10% do total, estima.

O executivo revelou ainda que a equipe da Nuvemshop deve aumentar em breve. A companhia pretende contratar mais 50 pessoas para a operação no Brasil, que é dividida entre São Paulo e Belo Horizonte. Com 150 pessoas em seu time atualmente, a empresa possui um terceiro escritório em Buenos Aires, Argentina.

M-Commerce

Vázquez explicou que as soluções móveis são chave para sua operação. Atualmente, 65% das vendas realizadas na Nuvemshop são mobile e 40% dos lojistas fazem a gestão de suas lojas via dispositivos móveis. Outro diferencial em mobilidade é o atendimento: a companhia passou a usar recentemente uma ferramenta de atendimento de dúvidas aos comerciantes via WhatsApp. Dos 36 mil empreendedores cadastrados na Nuvemshop, 2 mil já aderiram ao serviço.

Tecnologias e educação

O CCO da companhia também apresentou uma série de novidades tecnológicas que chegam à plataforma, como conexão dos comerciantes com qualquer solução de envio e frete, uma série de novos layouts para lojas online e melhoria na velocidade de carregamento da loja – seis vezes mais rápido que o habitual. A Nuvemshop incrementou sua universidade corporativa, um local na web que dá espaço para os comerciantes adquirirem mais conhecimento sobre gestão de seus negócios. O espaço passa a contar com cursos, podcasts e e-books para educar o lojista. Também estão programados novos projetos para desenvolvedores de apps, freelancers e outras empresas para terem um relacionamento com os empreendedores cadastrados na Nuvem Shop nos próximos meses.