A Sony informou nesta sexta-feira, 29, uma queda de 57% nas vendas de sua divisão mobile, com isso, a companhia passou de 7,2 milhões de smartphones vendidos no 1º trimestre de 2015 para 3,1 milhões um ano depois. Embora tenha reduzido a receita com as vendas de dispositivos móveis para 185,9 bilhões de ienes (US$ 1,8 bilhão na corretagem atual) contra os 280,5 bilhões de ienes do período anterior, a empresa vê com bons olhos o resultado.

De acordo com o CFO da Sony, Kenichiro Yoshida, a companhia registrou um lucro operacional de 4,4 bilhões de ienes (US$ 43,5 milhões), o que significa uma recuperação quando comparado com o prejuízo de 22,9 bilhões de ienes do ano passado. O executivo disse que a redução do portfólio de produtos de preço médio e dos negócios em regiões que não geravam lucro ajudaram no desenvolvimento operacional da empresa.

A recente reestruturação do negócio, que também gerou a redução nas vendas, estaria se provando ser mais viável à firma. A mudança proporcionou melhoria na lucratividade – com aperfeiçoamento da produção – e redução dos custos.

No resultado consolidado (contando as divisões de mobile, jogos, imagens, casa & som, componentes, fotos, música, serviços financeiros e outros), a Sony teve uma receita de 7,4 trilhões de ienes no 1º tri de 2016, um resultado 8,7% menor em relação aos 8,1 trilhões do mesmo período em 2015. O lucro operacional foi de 300 bilhões de ienes, um aumento de 2% quando comparado aos 294,2 bilhões de ienes do 1º tri de 2015.