Apesar de uma parcela importante da Geração Z (entre 18 e 23 anos) preferir frequentar lojas físicas (38%), esses jovens aderem em maior número a novas experiências de compras em lojas físicas. Este grupo são os que mais usam pagamentos por aproximação, sendo que 9% utilizam carteiras digitais. O mesmo acontece com cartões por aproximação no terminal, com 11% da preferência pelos jovens de 18 a 23 anos. Os dados são da pesquisa Retail Reimagined, da empresa de pagamentos Adyen, que analisou e comparou hábitos de consumo das gerações Z (entre 18 e 23 anos) e Y (entre 24 e 38 anos) no varejo em 12 países, como Alemanha, Brasil, China e Estados Unidos. Ao todo, apenas 7% do total dos entrevistados usam carteiras digitais, e 9% de todos os pesquisados usam cartões por aproximação.

Os Z’s, por outro lado, se mostraram menos propensos aos recursos móveis, principalmente via smartphones e in-app, com 70% e 56% de adesão, respectivamente, enquanto os Y’s são mais mobile por terem alta adesão de compras via web nos smartphones (78%), aplicativos (64%) e notebooks (74%).

Em comum, gerações Z e Y têm a exigência por praticidade e conveniência na experiência de compras. Sete entre 10 já desistiram de adquirir produtos na loja devido à espera em filas. A Geração Z é mais propensa a não só abandonar a compra (35%), mas como desistir por completo em adquirir o produto, independente do canal.

Filas no caixa e lentidão no ato da compra são questões para o varejo. 71% dos jovens da geração Z consultados já abandonaram o carrinho por encontrar dificuldades técnicas para completar a transação, enquanto 60% já desistiram de comprar no e-commerce por não encontrar seu método de pagamento preferido, que pode ser carteiras digitais e compra em um clique.