Capa da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”

Do total de smartphones em funcionamento no Brasil hoje, 30% apresentam arranhões ou rachaduras em suas telas. É o que constatou a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”, que pela primeira vez perguntou aos entrevistados as condições atuais do seu aparelho.

Os smartphones nas mãos dos jovens de 16 a 29 anos são aqueles que mais apresentam rachaduras no visor (35%). A incidência também é maior entre os consumidores das classes C, D e E (31%), o que pode ser explicado pelo maior tempo de uso dos aparelhos antes da compra de um modelo novo. E, aparentemente, os brasileiros com iPhone protegem melhor seu smartphone: apenas 22% estão com a tela arranhada, ante 32% daqueles com Android.

Fonte: Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”

Capa e película protetora

92% dos brasileiros com smartphone usam uma capa protetora no aparelho. A proporção é um pouco maior entre mulheres (94%) que entre homens (90%). Na análise por faixa etária, os jovens de 16 a 29 anos são os que menos usam (90%). A proporção sobe para 93% no grupo de 30 a 49 anos e para 94% entre aqueles com 50 anos ou mais. Não há diferença significativa por classe social.

Outra medida importante para a proteção da tela é a aplicação de uma película especial. 85% dos brasileiros com smartphone usam essa forma de proteção. Novamente, a proporção é maior entre o público feminino (87%) que entre o masculino (83%). E, tal como no caso da capa protetora, são os jovens de 16 a 29 anos os que menos usam a película (81%), na comparação por faixa etária. Nos grupos de 30 a 49 anos e com 50 anos ou mais a proporção é de 87% em ambos. Mais uma vez não há diferença por classe social.

Foram entrevistados entre os dias 13 e 22 de junho 2.104 brasileiros que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está disponível para download em versões em português e inglês aqui.