Capa da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box (Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box)

A base nacional de smartphones envelheceu. Em média, o brasileiro está com seu smartphone atual há dois anos e nove meses, informa a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”. Trata-se de um aumento de seis meses se comparado com a edição anterior da pesquisa, realizada um ano atrás, quando se averiguou que o tempo médio era de dois anos e três meses. A crise econômica e a inflação provavelmente fizeram com que o brasileiro adiasse um pouco mais a compra de um aparelho novo.

Paralelamente, a diferença na média de idade por sistema operacional aumentou ainda mais. Os smartphones Android, em geral, são mais jovens: seus donos estão com esses aparelhos há dois anos e sete meses, em média – na edição anterior estavam há dois anos e dois meses. Os iPhones, por sua vez, estão nas mãos dos seus donos há três anos e quatro meses, em média – aumento de nove meses na comparação com a pesquisa anterior.

A maior média de idade do iPhone pode ser atribuída à sua maior durabilidade. Isso também explica sua maior proporção na venda de usados: 14% dos donos de iPhone que compraram o aparelho optaram por um modelo usado, ante 8% daqueles que compraram Android.

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”

Por sinal, possivelmente pelo fortalecimento do mercado de iPhones usados, houve um aumento de sete pontos percentuais no market share da Apple, que agora responde por 20% dos smartphones  em atividade no Brasil. 

A Samsung ainda é a líder do mercado, com 40%, mas registrou uma queda de 3 pontos percentuais, o que está dentro da margem de erro.

Motorola e LG também registraram quedas, de 3 e 2 pontos percentuais, respectivamente, também dentro da margem de erro. Vale destacar que a LG tomou uma decisão global de parar de fabricar celulares, portanto, sua base tenderá a desaparecer nos próximos anos. 

Entre os fabricantes de aparelhos Android monitorados por essa pesquisa, o único a ganhar participação no mercado brasileiro foi a Xiaomi, que passou de 10% para 13% em um ano.

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”

Analisando-se os resultados da pesquisa TIC Domicílios 2021, é possível estimar que a base de usuários de smartphone no Brasil seja da ordem de 130 milhões de pessoas. Cruzando com os dados deste relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box, são 103 milhões de usuários com aparelhos Android, 26 milhões com iOS, e 1 milhão com OS desconhecido. 

Foram entrevistados entre os dias 13 e 22 de junho 2.104 brasileiros que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está disponível para download em versões em português e inglês aqui.