A Cyxtera Technologies (antiga Easy Solutions) incorporou recentemente a tecnologia de reconhecimento facial à sua solução DetectID, que abrange vários métodos de autenticação e identificação digitais, como senhas únicas e temporárias enviadas por SMS, geolocalização, identificação do device etc. A empresa, que tem presença forte no setor financeiro na América Latina, espera ter alguns bancos utilizando sua solução de biometria facial até o final deste ano, diz David Lopez, vice-presidente de vendas da Cyxtera Technologies na América Latina.

A solução, batizada como FaceID, usa uma tecnologia proprietária que analisa uma série de características do rosto de uma pessoa para conseguir reconhecê-la. Os dados coletados pela câmera do smartphone do usuário são verificados com outros armazenados na nuvem. Para se certificar de que se trata de uma pessoa de verdade e não de uma foto ou um vídeo, o software solicita a realização de alguns movimentos, como virar a cabeça lateralmente ou sorrir. A autenticação acontece em poucos segundos.

Obviamente, as condições da luz ambiente e o uso de acessórios podem atrapalhar o reconhecimento. Por isso, a empresa recomenda a combinação da FaceID com outros fatores de identificação.

“O que queremos não é apenas autenticar por biometria, mas prevenir fraudes através de uma estratégia de autenticação que garanta um equilíbrio entre diminuir a fricção na experiência do usuário e maximizar a segurança”, explica Lopez, em entrevista para Mobile Time.

A respeito das diferentes técnicas de biometria, o executivo comentou: “Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, sob a perspectiva de segurança. E não existe uma que seja inviolável. Todas são vulneráveis em alguma medida. Por isso é importante uma combinação de fatores buscando o equilíbrio entre segurança e fricção, levando em conta o tipo de cliente e o canal”.

Mobi-ID

Mobile Time realizará no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo, o Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais. Mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected]. Ingressos antecipados estão à venda com 30% de desconto até o dia 28 de setembro. O Mobi-ID é organizado por Mobile Time.