O InovaHC (Centro de inovação do Hospital das Clínicas de SP) anunciou a criação de seu laboratório de inteligência artificial generativa. Durante o lançamento nesta terça-feira, 30, Marco Bego, diretor de inovação do InovaHC, explicou que o espaço foi batizado como ‘Genial’ e que sua ideia é unir pesquisadores, empreendedores (startups) e equipes de assistência “para explorar e implementar aplicações de saúde com IA generativa”.

A primeira aplicação a ser apresentada será um Gerador Automatizado de Laudos (GAL), uma prova de conceito que tem como foco sintetizar as informações do paciente para o médico radiologista. O objetivo do GAL é reduzir pela metade o tempo gasto para coletar e selecionar as informações importantes sobre o histórico do paciente.

Nessa PoC, a IA generativa será usada para resumir as informações para o médico radiologista. O InovaHC quer validar modelos de IA generativa que estão em inglês para o português para permitir que o profissional de saúde tenha uma relação mais intuitiva e facilitada com o histórico do paciente.

Outras provas de conceito com IA generativa no radar do Genial são: ‘elaboração de laudo’, para reduzir o trabalho manual de escrita de laudo analítico; e criar variações de texto para fácil compreensão de diferentes públicos.

Novo laudo

Descrição do laboratório de IA generativa do InovaHC, o Genial (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Com esse conjunto de PoCs, o InovaHC quer apresentar modernizar o laudo de radiologia, que segue o mesmo formato há 40 anos, comentou Giovanni Cerri, presidente do InovaHC.

Participam também do laboratório a Deloitte, que faz a implementação e gestão do programa, e a AWS, que entra com as tecnologias de nuvem e inteligência artificial generativa. O InovaHC e o Instituto de Radiologia do HC (InRad) adicionam sua expertise médica ao projeto.

“Todos estamos movidos com a mesma intenção: melhorar o acesso do cidadão à saúde e dar mais sustentabilidade. E a tecnologia ajuda a reduzir o custo e dar o acesso ao cidadão à rede complexa da saúde. Esse nosso acordo com AWS é muito importante. Essa parceria entre a iniciativa privada e a academia mostra que é o caminho certo para construir políticas consistentes de saúde para atender os objetivos”, completou Cerri.

Imagem principal: executivos do HC, secretária de saúde de SP e AWS na mesa de abertura do laboratório Genial no InRad nesta terça-feira, 30. Crédito: Henrique Medeiros/ Mobile Time