Cerca de um mês depois da Microsoft ter lançado a suíte Office para o iPad, o Google lançou nesta quarta-feira, 30, dois aplicativos da sua própria suíte, o Docs e o Sheets (Documentos Google e Planilhas Google, na versão em português). Os apps já podem ser baixados para iOS e Android e, em breve, terão a companhia do programa Slides, para edição de apresentações.

Na verdade, os recursos de edição e criação de documentos de texto e planilhas já estavam disponíveis para smartphones e tablets por meio do aplicativo Google Drive, mas fazer uso dessas funções não era uma tarefa tão intuitiva. Semelhante ao que o Facebook faz com o aplicativo Message, o Drive agora vai sugerir o download dos novos programas no momento em que o usuário tentar abrir um documento ou planilha.

Os novos apps ainda contam com funcionalidade offline, mas, de resto, são quase idênticos às funções (como a de edição colaborativa) já presentes no Drive, inclusive importando deste app marcações de arquivos favoritos. Baixe aqui o Docs e o Sheets para Android, ou aqui o Docs e Sheets para iOS.