O laboratório da empresa de segurança F-Secure levantou 277 novas famílias de ameaças e variantes para dispositivos móveis no primeiro trimestre de 2014. A companhia afirma que 275 (99%) desses malwares foram destinados ao sistema operacional Android, enquanto os sistemas iOS e Symbian registraram uma ameaça cada no período.

A F-Secure destaca que nesses três primeiros meses cresceu também a sofisticação e complexidade dos programas maliciosos. Entre as novidades, houve o aparecimento do primeiro malware de mineração de moedas virtuais, bem como o primeiro bootkit, que afeta a inicialização do dispositivo móvel. Além disso, foi encontrado no período o primeiro cavalo de troia (trojan) bancário, que migrou do Windows de PCs para o Android.

Segundo a companhia, 83% dos trojans enviam SMS para "números premium ou para serviços de assinatura baseados em SMS". Outras atividades que os malwares provocam: baixar ou instalar apps sem solicitação no dispositivo; rastrear localização; monitorar e desviar mensagens relacionadas a contas bancárias; roubar dados pessoais; e tentar extorquir o usuário cobrando taxas por instalação de um aplicativo que, originalmente, é gratuito.