Quando se publica um app em lojas como a App Store ou o Google Play, ele passa a ser acessível no mundo todo, podendo fazer sucesso em mercados que seus autores nunca imaginariam. Para ajudar os desenvolvedores a focar melhor seus investimentos em divulgação de seus apps, a Inneractive publicou um infográfico listando os três países com maior quantidade de requisições de anúncios (ad requests) em sua rede, independentemente do sistema operacional, em cinco categorias diferentes de aplicativos. Cada requisição representa uma comunicação do app com o servidor da rede de publicidade móvel durante uma sessão de uso. Em uma mesma sessão pode acontecer mais de uma requisição.

Os EUA lideram em três categorias, o que pode ser explicado não necessariamente por razões culturais, mas demográficas e econômicas, já que se trata de um dos maiores mercados de smartphones do mundo. O mais interessante é notar o segundo e o terceiro colocados nelas, com as presenças inesperadas de Turquia e México. Há ainda uma categoria liderada pela Índia (apps de entretenimento) e outra pelo Reino Unido (jogos de raciocínio). Seguem os dados:

1) Jogos de ação e aventura

EUA – 19,75%
Índia – 10,51%
Reino Unido – 6,01%

2) Apps de notícias e informação

EUA – 10,72%
Rússia – 8,7%
Alemanha – 5,48%

3) Jogos de racicíonio

Reino Unido – 12,02%
EUA – 10,73%
Turquia – 6,64%

4) Utilitários

EUA – 11,26%
México – 11,17%
Índia – 8,63%

5) Entretenimento

Índia – 13,34%
Rússia – 7,17%
Reino Unido – 7,03%