A Asus apresentou nesta segunda-feira, 30, três novos smartphones da família Zenfone 3, mas a grande novidade da empresa de Taiwan é o Zenbo, um robô doméstico projetado para ajudar em especial os idosos. Ele avisa a família – por meio de aplicativos em seus smartphones – sobre situações de emergência como quedas. 

Além das situações emergenciais, ele oferece ajuda aos mais velhos para acessar opções digitais como fazer chamadas de vídeo, usar mídias sociais, fazer compras na rede, ler em voz alta receitas, lembrar-se da agenda do usuário (ex.: hora de tomar o remédio ou ida ao médico) controlar luzes, TV e ar condicionado e até acessar streaming de filmes e seriados. Outras funções interessantes são jogos para crianças e câmera embutida para fotos e vídeos.

 

Sobre smartphones a empresa fez dois anúncios importantes: desde o primeiro Zenfone lançado em 2014, a fabricante já vendeu mais de 30 milhões de celulares no mundo; e a troca da Intel pela Qualcomm como principal fornecedora de chipset para seus handsets.

O carro-chefe do portfólio 2016 da Asus é o Zenfone 3 Deluxe, um phablet de 5,7 polegadas com processador Snapdgragon 820 octa-core, 6 GB de RAM, leitor de impressões digitais, entrada USB tipo C e câmera principal de 23 MP para gravar imagens em 4K, conexão 4G e Wi-Fi.

Outro celular é o Zenfone 3. Com tela 5,5 polegadas, a atualização do Zenfone 2 ganha um novo processador Snapdragon 625 octa-core, 16 MP da câmera traseira, 4GB de RAM, leitor de impressão digital e conexão 4G e Wi-Fi.

Fecha o portfólio 2016 outro phablet, o Zenfone 3 Ultra com 6,8 polegadas de display. Diferente dos outros handsets, este produto destaca-se pelo caráter multimedia, com tecnologia Tru2Life+Video com processador de TV 4K para melhorar cada pixel e som surround 7.1. Além de câmera de 23 MP, 4GB de RAM, leitor de impressão digital, 4.600 mAh de bateria e processador Snapdragon 652 octa-core.

Informações como preço, datas de lançamento e especificações (bateria do Zenfone 3 e Zenfone 3 Deluxe, espaço em GB nos smartphones e entrada expansível para disco Micro SD) não foram informados pela empresa durante a apresentação dos produtos na feira de tecnologia Computex 2016 em Taipei, Taiwan.