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Paula Paschoal, gerente geral do PayPal no Brasil

O Mercado Livre e o PayPal apresentaram nesta quinta-feira, 30, a primeira iniciativa da parceria entre as duas empresas. É uma integração dos meios de pagamentos da carteira norte-americana no marketplace latino-americano, como explicou Paula Paschoal, gerente geral do PayPal no Brasil: “A partir de agora, os clientes brasileiros e mexicanos do Mercado Livre poderão fazer compras em lojas online, fora do ambiente do Mercado Livre, usando o PayPal como opção de pagamento na carteira do Mercado Pago”.

Mais compradores

Além disso, a executiva revelou que essa mesma funcionalidade estará ativa para compras de e-commerce dentro do Mercado Livre no Brasil e no México para transações internacionais. Ou seja, os residentes do Brasil e do México que estejam acessando o Mercado Livre de outros países poderão usar o PayPal como meio de pagamento das suas compras.

Por sua vez, os estrangeiros que fizerem compras no marketplace do Mercado Livre – de qualquer lugar do mundo – com entregas no Brasil e no México poderão usar o PayPal como meio de pagamento.

Inicialmente, essas soluções já estão disponíveis, mas funcionam apenas para transações dos clientes feitas pelo browser, seja no PC ou celular. A partir do terceiro trimestre de 2020 os apps receberão a atualização.

Vendedores

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Paula Arregui, vice-presidente sênior do Mercado Livre

Para os vendedores dentro do Mercado Livre, a iniciativa permite terem o PayPal disponível como meio de pagamento em todos os checkouts online, além do Mercado Pago. E qualquer residente no Brasil poderá usar o PayPal em qualquer loja online que utilize o Mercado Pago ou link de Pagamento do Mercado Pago.

Essas soluções chegam aos lojistas a partir de agosto deste ano. Com a parceria, 346 milhões de consumidores do PayPal poderão comprar em milhares de comércios eletrônicos, além de consumidores mexicanos e brasileiros poderem efetuar pagamento com o PayPal nos dois marketplaces latino-americanos.

“Temos ofertas aos compradores e vendedores. Pelo lado dos vendedores, é a chance de aceitar mais um meio de pagamento, algo que aumenta mais a chance de venda”, disse Paula Arregui, vice-presidente sênior do Mercado Livre. “Pensando em nossos compradores de México e Brasil, a parceria abre chance para comprar no mundo, não só México e Brasil”.

Cronograma

Vale lembrar, o PayPal comprou 4% em ações ordinárias do Mercado Livre em março de 2019 durante sua IPO. Com o aporte, a empresa norte-americana criou um cronograma de ações em conjunto com o Mercado Livre. Na época, a operação confirmou o marketplace latino-americano como um unicórnio – com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. De acordo com Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, a agenda possui duas outras iniciativas:

  1. Os usuários do Mercado Pago no Brasil poderão receber remessas do exterior via Zoom (plataforma de transferência internacional de valores comprada pelo PayPal) em suas contas do Mercado Pago. A novidade será lançada dentro de dois meses.
  2. Integração do Mercado Pago à plataforma da PayPal no mundo tudo. Para os usuários – Brasil e México – poderem comprar em sites que tenham o PayPal como meio de pagamento no mundo inteiro.

“Dessa forma, os nossos usuários do Mercado Pago poderão usar suas contas digitais para comprar em sites estrangeiros que oferecem o PayPal como meio de pagamento”, completou Oliveira.

“Esse investimento (do PayPal no Mercado Livre) não é puramente financeiro. PayPal e Mercado Livre dividem uma visão comum. As duas empresas querem, de alguma forma, ajudar que os negócios possam competir de forma global, oferecendo soluções financeiras que tragam inovação, e, no final do dia, também incluir toda a população que está fora do sistema tradicional”, completou Paschoal. “Trabalhando juntos – PayPal e Mercado Livre -, nós vamos procurar entender e otimizar o que cada uma das empresas tem de melhor. Tem muita coisa para ser discutida. Muita troca de aprendizado”.