antenas; infraestrutura

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, anunciou, nesta sexta-feira, 30, que a agência deverá lançar em cerca de 30 dias, um espaço em seu site dedicado a informar municípios sobre a instalação de antenas. A iniciativa pretende apontar as principais barreiras para estas instalações e orientar os procedimentos que as prefeituras devem tomar para agilizar a infraestrutura. Haverá também uma minuta padrão de Projeto de Lei, que poderá ser adaptada para cada cidade interessada.

“Os munícipes e os vereadores não têm obrigação de saber essas questões técnicas. Cabe a nós diminuir essa assimetria. Não existe cidade inteligente sem conectividade digital. E não existe conectividade sem infraestrutura. Isso é determinante para a evolução do ecossistema digital”, afirmou Euler, durante live promovida pelo portal TeleSíntese.

O espaço virtual deverá ainda esclarecer as principais dúvidas sobre antenas, segundo Euler, como regras, e as radiações não ionizantes, um ponto muito comum entre os questionamentos das prefeituras. “Existe uma avaliação da Anatel sobre os limites da exposição humana e isso precisa ser informado. O site vai servir como uma luz, um norte para os municípios”, finalizou.