A pré-venda do Galaxy Note9, novo top de linha da Samsung, no Brasil, começa nesta sexta-feira, 31. Entre os destaques, estão a nova caneta S Pen, a câmera com inteligência artificial, e mais armazenamento. O aparelho conta ainda com diferentes opções de desbloqueio do smartphone: segurança biométrica, reconhecimento de impressões digitais, reconhecimento de íris e recursos de reconhecimento facial.

Canetinha colorida

A caneta S Pen, agora, conta com um botão que permite controlar o telefone via Bluetooth, ou Bluetooth Low-Energy (BLE). Assim, o usuário pode tirar selfies e fotos a uma certa distância do smartphone, além de permitir pausar apresentações, passar slides, reproduzir vídeos.

As anotações com tela desligada também estão mais dinâmicas, uma vez que a cor das marcações feitas com a caneta agora correspondem à cor da própria S Pen – no caso, amarelo para o Galaxy Note9 Azul; branco para o Galaxy Note9 preto; e cobre para o modelo na cor cobre.

Câmera inteligente

O “otimizador de cena” é um recurso do smartphone com inteligência artificial na câmera e, de acordo com a empresa sul-coreana, é capaz de gerar imagens com cores mais intensas ao identificar os elementos contidos nela – como um cenário, uma pessoa, um animal ou um objeto. A AI possui 20 categorias de cena.

A câmera do Galaxy Note9 também pode detectar se alguém na foto fechou o olho bem na hora do clique, se a imagem está borrada ou se a luz prejudica a qualidade da foto. No entanto, o recurso de precisão da detecção de falhas pode variar dependendo das condições ambientes ou da pessoa fotografada. Já a detecção de “piscagem” e problemas de foco funciona melhor quando há três ou menos pessoas na foto, a 1,5 metro da câmera ou menos.

Especificações

O aparelho conta com display infinito, tela super AMOLED de 6.4 polegadas, alto-falante estéreo da AKG, e áudio da Dolby Armos. A câmera traseira dupla tem Estabilização Ótica de Imagem (OIS), com grande angular Super Speed Dual Pixel 12MP AF, F1.5/F2.4; e teleobjetiva de 12MP AF, F2.4, além de zoom óptico de 2X e zoom digital de até 10X. Já a câmera frontal tem 8MP. A bateria possui 4.000mAh, além de contar com carregamento rápido com e sem fio.

O aparelho chega ao mercado com o Android 8.1 (Oreo), processador Snapdragon 845 Octa-core 10nm 64 bits (Máx. 2,8 GHz + 1,7GHz). O dispositivo conta ainda com sistema de resfriamento Water Carbon desenvolvido pela própria Samsung e um algoritmo de ajuste de desempenho baseado em IA.

O Galaxy Note9 pode ser encontrado nas cores azul e preto, na versão 128GB com 6B de RAM, por R$ 5.499. As duas versões estarão disponíveis a partir de 14 de setembro nas principais lojas do varejo. A pré-venda acontecerá entre os dias 31 de agosto e 13 de setembro. Já a versão cobre vem com 512 GB de memória e 8GB de RAM, por R$ 6.499 exclusivamente nas lojas Samsung e terá período de pré-venda estendido até o dia 28 de setembro. A venda dessa versão do aparelho começa no dia 29 de setembro.