A Anatel está elaborando um sandbox regulatório para que prefeituras possam instalar reforçadores de sinal de telefonia móvel. Isso viabilizaria a ampliação da cobertura de telefonia celular pelo interior do Brasil, sem a necessidade de investimento direto das operadoras em ampliação de sua rede de acesso. Atualmente, apenas as teles estão autorizadas a instalar esse tipo de equipamento, daí a necessidade de se implementar um sandbox regulatório. O texto ainda está sendo redigido e irá para a análise do conselho diretor da Anatel.

Contudo, existe um receio por parte das operadoras móveis de que a liberação de instalação de reforçadores de sinal provoque problemas em suas redes, pois a capacidade de backhaul de cada antena foi calculada sem levar em conta tráfego advindo de reforçadores de sinal. Ou seja, a preocupação é de que determinadas antenas fiquem sobrecarregadas se houver um aumento significativo de acesso oriundo dos reforçadores. Desta forma, será incluído no texto do sandbox regulatório que as operadoras poderão solicitar, a qualquer momento, a interrupção de um reforçador, se identificarem algum problema em suas redes.

O sandbox regulatório dos reforçadores de sinal deve ser enviado para o conselho diretor junto com outro focado no serviço de conexão direta entre satélites e celulares.