Testar um aplicativo enquanto ele está em desenvolvimento é fundamental para evitar que seja negado pelas lojas da Apple e do Google, assim como minimizar possíveis reclamações dos usuários. Essa é a proposta da Silk Mobile, solução criada pela inglesa Micro Focus e lançada oficialmente em setembro no Brasil.

O Silk Mobile consiste em um software de teste que deve ser baixado e instalado no computador do desenvolvedor. Ele permite acompanhar o funcionamento de um aplicativo ao mesmo tempo em que vai sendo desenvolvido, identificando rapidamente problemas de funcionalidade e usabilidade. A solução é compatível com as principais plataformas móveis (Android, iOS, Blackberry, Windows Phone, Symbian e HTML5). É possível também conectar um aparelho e ver o aplicativo rodando nele, ao longo do desenvolvimento, e sem a necessidade de jailbreak.

"Nós oferecemos desde o gerenciamento do ambiente de testes até a automação destes", explica Marco Leone, diretor geral da Micro Focus no Brasil. O executivo argumenta que é importante realizar os testes ao longo do desenvolvimento, para identificar problemas em sua origem, ainda durante o processo de programação, em vez de deixar que sejam apontados depois pelos administradores das lojas de aplicativos ou pelos consumidores.

O Silk Mobile é oferecida em um modelo freemium. São 30 dias de teste gratuito. Depois disso, vende-se uma licença de uso e cobra-se uma taxa anual de manutenção.