Novo portfólio de dispositivos do Google

O Google apresentou o seu portfólio de produtos e atualização dos seus aparelhos domésticos nesta quarta-feira, 30. Destacam-se um novo Chromecast, um sistema operacional de TV para concorrer com Roku, um alto-falante inteligente com a marca Nest com melhorias na reprodução do som, além dos novos smartphones Pixel com 5G.

Google TV

Tela de navegação do Google TV entre os streamings

No novo sistema operacional de TV batizado de Google TV (Android), a ideia da companhia é unir Google Assistente, motor de busca, canais ao vivo e os streamings que os usuários assinam em um único lugar. De acordo com diretora sênior do Google TV, Shalini Govilpai, a experiência do sistema foi baseada em anos de informações do Android TV.

Com o serviço, os usuários podem: encontrar filmes e séries através de seus streamings; receber recomendações de conteúdo; gravar direto do celular; ver a agenda da TV ao vivo, caso seja assinante da YouTube TV nos Estados Unidos; pedir e receber as informações do Google Assistente na TV; controlar dispositivos conectados; e acessar apps da Android TV.

O sistema também será compatível com o Google Stadia para jogos, a partir da primeira metade de 2021.

Chromecast

Novo Chromecast com o sistema Google TV

Batizado de Chromecast com Google TV, o dispositivo ganha um controle remoto com comando de voz que permite acionar dispositivos conectados – como o alto-falante Nest Audio e a TV. Além disso, o controle remoto possui botões dedicados ao Google Assistente, à Netflix e ao YouTube, além dos benefícios do Google TV.

A reprodução de vídeos do equipamento é em 4K HDR (60 fps).

Nest Audio

Alto-falante inteligente Nest Audio

O novo smart speaker do Google recebe melhorias na reprodução de som com uma caixa tweeter de 19 mm para os agudos e 75 mm na caixa mid-woofer para ter um grave mais potente. Além disso, o dispositivo tem equalização automática dependendo do tipo de consumo (música, podcast ou audiobooks, por exemplo), e pode ser pareado a outros dispositivos de som do Google (Home, Nest mini ou Nest Hub) para dar um ‘controle sonoro’ da casa. O alto-falante inteligente recebeu o chip de machine learning do Net Mini para melhor compreensão da comunicação entre Google Assistente e usuário e controle de dispositivos conectados.

Vale notar que, assim como sua rival Amazon, o Google aposta em um dispositivo com a superfície em tecido.

Disponibilidade e preços

Para os Estados Unidos, o Google TV chega apenas no novo Chromecast com Google TV. Mas o Google informou em seu site que o OS chegará em breve às Smart TVs. Por sua vez, o novo Chromecast com Google TV chega nesta quarta-feira por US$ 50 e tem opções de cores em branco, rosa e azul. E o Nest Audio será vendido nas cores verde, rosa, azul claro, cinza e preto a partir do dia 5 de outubro por US$ 100.

De acordo com a companhia não há previsão de data de lançamento para o Brasil.