Press Photo from FCC

Ajit Pai, presidente do conselho do FCC

O presidente do conselho da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC), Ajit Pai, confirmou que deixará o órgão regulador norte-americano no próximo dia 20 de janeiro de 2021. Membro do partido republicano, Pai foi  nomeado para o conselho da entidade pelo ex-presidente Barack Obama, em 2012, 3 alcançou o comando da agência reguladora de comunicação com apoio do atual presidente Donald Trump. A saída de Pai coincide com a chegada à Casa Branca do novo presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que assumirá o cargo na mesma data.

Em nota enviada à imprensa, o presidente da FCC agradeceu aos dois presidentes e ao líder da maioria do Senado, Mitch McConnell (REP-Kentucky) por conduzirem-no à comissão, da nomeação no conselho até a presidência. Vale enfatizar, Pai foi o primeiro presidente afro-americano neste órgão regulador.

Prós e contras

Como legado, Ajit Pai conduziu o processo de leilão de frequências do 5G nos EUA. Além disso, foi figura-chave na aprovação de fusões de dois grandes conglomerados de telecomunicações e mídia: AT&T com Time Warner e T-Mobile com Sprint. Por outro lado, deixa o órgão sob críticas de ter esvaziado processos de melhoria das redes norte-americanas de seu antecessor, Tom Wheeler, em especial as ações em prol da neutralidade de rede. E por ter tido um papel atuante nos bloqueios contra empresas chinesas nos EUA.