O aplicativo nativo de gestão de contatos do Android é feio e tem poucos recursos. Não é à toa que alguns fabricantes procuram embarcar em seus celulares agendas e discadores mais atraentes. Uma opção independentes e disponível para download gratuito na Google Play é o Contatos+.

A primeira diferença que chama a atenção é estética: o design é muito mais bonito que o do app nativo de agenda e traz ícones redondos para os contatos, como faz hoje o iOS7 e o Facebook Messenger. Mas a maior vantagem é prática: o Contatos+ organiza a agenda dando destaque àquelas pessoas com as quais o usuário mais se comunica. Para contactar um amigo, basta pressionar e segurar seu ícone e depois arrastar o dedo para uma das seguintes opções: chamada, SMS ou email. Na prática, faz-se uma ligação em dois cliques: um para abrir o app e outro longo sobre o contato. No app nativo são necessários no mínimo três cliques. Um clique a mais ou a menos, acreditem, faz muita diferença, especialmente em uma atividade tão frequente e rotineira como realizar ligações ou enviar mensagens.

Por fim, a integração com redes sociais é muito mais completa que a do app nativo, incluindo não apenas os obrigatórios Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn, mas também Foursquare e WhatsApp. Para ficar 100%, para mim, só faltaria integrar com Instagram e Skype. A página de cada contato é um resumo de suas atividades e comunicações com o usuário através de todos esses diferentes canais, além de email, SMS e chamadas telefônicas.

O único ponto que não funcionou muito bem comigo foi o widget para atendimento de chamadas: ele até abre quando recebo uma ligação, mas troca rapidamente para a interface nativa. Talvez seja uma questão de configuração que não consegui resolver, ou alguma incompatibilidade com o Android instalado no meu Galaxy S4.  Esse problema é irrelevante e o app ganhou um lugar na minha home screen, no lugar da agenda nativa.

Link para download na Google Play