A partir desta segunda-feira, 31, a TIM inaugura o modelo de cobrança de taxa semanal para sua loja de aplicativos em parceria com a Opera. Clientes pré e pós-pagos podem baixar quantos programas quiserem para seus dispositivos móveis na TIM App Shop por R$ 1,99 por semana, com os sete primeiros dias grátis. O usuário que assinar o serviço poderá ainda baixar os apps pela loja sem que haja cobrança pelos dados transferidos no download.

A operadora espera, assim, endereçar o problema de falta de cartão de crédito de clientes, já que a tarifação é feita na fatura do pré-pago ou na conta do cliente pós. De acordo com a TIM, a App Shop possui mais de 55 mil aplicativos para os sistemas operacionais Java, Android, iOS, BlackBerry e "outros" e conta com um portfólio de mais de 25 mil desenvolvedores. Em 2013, a loja registrou mais de dez milhões de downloads.

O modelo de cobrança por assinatura é semelhante ao lançado pela Oi ao final de fevereiro. O serviço Apps Clube da operadora permite baixar aplicativos por R$ 4,99 por mês, mas é exclusivo para Android.