A Nokia foi a escolhida pela XCel Energy, nos Estados Unidos, para implementar uma rede privativa 4G, com suporte à conectividade na empresa. A ideia é que a Xcel Energy conecte seus ativos com sensores industriais de IoT em locais remotos e incorpore de forma contínua fontes de energia renovável, como eólica e solar, em sua rede de distribuição. Com a automação, possíveis interrupções na rede poderão ser isoladas e resolvidas mais rapidamente.

A XCel Energy atua em Colorado, Michigan, Minnesota, Novo México, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas e Wisconsin. Ao fim do projeto, os 3,7 milhões de clientes terão medidores inteligentes e ferramentas online que permitirão maior controle do seu consumo.

Para este projeto, a Nokia utilizará o espectro Anterix de 900 MHz baseado na solução Nokia Modular Private Wireless (MPW) em conjunto com os Sistemas de Suporte Operacional (OSS) da fornecedora. A solução aproveitará a infraestrutura Nokia IP/MPLS de alta performance já existente da Xcel Energy.