A Tata Consulting Service (TCS) e a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo firmaram um protocolo de intenção – sem prazo determinado – nesta quarta-feira, 9, para levar conhecimento de tecnologia da informação a 184 mil alunos dos ensinos fundamentos e médio da rede pública na capital paulista.

O projeto educacional é o maior da TCS na América Latina e funciona com os alunos e professores sendo capacitados através da plataforma goIT, que pode ser acessada por dispositivos móveis. Apenas casos na Índia e Estados Unidos possuem números superiores.

“Esse projeto é a certeza que mais um passo foi dado para aproximar os nossos jovens  da transformação digital. Na TCS acreditamos que o ser humano pode impactar a vida do outro”, disse Tushar Parrikh, diretor geral da TCS no Brasil. “Poucas horas dos nossos especialistas serão dedicadas a uma causa social para beneficiar 184 mil alunos. Vamos trabalhar juntos com o governo para ajudar a criar os talentos locais”.

Atuação

O programa começa nas diretorias de ensino Norte 1 e Leste 2. Ao todo, 4 mil professores serão treinados por profissionais de TI da TCS. Eles vão dedicar parte de seu tempo para ensinar os docentes a usar a plataforma, que será usada para repassar conteúdo aos 92 mil alunos de cada uma das diretorias.

“Estou muito entusiasmado com esse projeto. Há um descompasso imenso na capacitação de profissionais de TI. Apenas na cidade de São Paulo, nós precisamos de 500 mil novos programadores”, disse o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini. “Nossas aulas continuam no mesmo formado de 50 minutos. Temos que mudar e trazer a escola para a vida real. Espero que esse projeto ajude e contamine os alunos a resgatarem sua autoestima. E a terem carreiras melhor do que nós tivemos”.

Em conversa com o Mobile Time após a assinatura do acordo, Parameswaran Ramani, diretor de RH da multinacional indiana no Brasil, explica que o projeto poderá ser ampliado para outras escolas do estado. Embora o programa seja facultativo, ele nutre esperança de que todos os alunos participem da ação.

Mobile

Além do aprendizado de tecnologia que engloba conhecimentos em Internet das Coisas, aprendizado fora da sala de aula, os estudantes das escolas estaduais Augusto Ribeiro de Carvalho, Zona Norte de São Paulo, e Dom Pedro I, Zona Leste da capital, vão receber acesso à plataforma Campus Commune da TCS (edição especial do goIT) e terão encontros periódicos com especialistas da empresa indiana com intuito de criar um aplicativo para o comércio da região. Com prazo de quatro meses para criar o app, eles ainda devem usar um programa do MIT e o Google Design Sprint para sua confecção.

De acordo com o diretor da escola estadual na região leste da cidade, Alexandre Gonçalves dos Santos, a entrada do curso de tecnologia com foco em aplicações móveis representa um “incremento” ao currículo escolar do aluno. Para Daniel Vítor Araújo de Jesus, aluno e membro do grêmio da escola Augusto Ribeiro de Carvalho, a parceria entre TCS e governo estadual dá acesso a cursos que ele e seus colegas “só teriam em escolas pagas”.