A Qualcomm adquiriu a Scyfer, uma companhia de inteligência artificial (IA) vinculada à Universidade de Amsterdã. A empresa holandesa tem experiência no desenvolvimento de soluções de IA para indústrias de manufatura, saúde e finanças, sempre com foco em aprendizado de máquina (em inglês “machine learning”).

A estratégia da fornecedora norte-americana com a compra é trazer a inteligência artificial para dispositivos como smartphones, carros e robôs, mesmo quando não há conexão à Internet por meio da rede móvel ou Wi-Fi. É um caminho mais árduo se comparado com a estratégia da maioria das empresas que trabalham neste setor, que apostam na IA atrelada à nuvem e a conexões mais rápidas, como o 5G.

De acordo com a Qualcomm, a equipe da Scyfer continuará em Amsterdã e seu fundador, o professor universitário Max Welling, seguirá lecionando na capital holandesa. Os valores da transação não foram informados. Vale lembrar que a relação entre as duas empresas é antiga. Em 2015, Qualcomm e Scyfer fizeram em conjunto um laboratório, o QUVA, para o estudo de técnicas avançadas de machine learning para dispositivos móveis e visão computacional.